terça-feira, 12 de abril de 2011

Paulista FC

Quando o prejuízo é em dinheiro e vai além
Fora do Brasileiro da Série D, Paulista se agarra a uma última chance, que é chegar ao octogonal, para evitar um ano péssimo para sua imagem


Agência BOM DIA

O Paulista pode dar adeus ao ano de 2011 já no próximo domingo. Se não chegar ao octogonal do Campeonato Paulista, terá um grande prejuízo financeiro e de imagem. Na verdade, nenhuma novidade, afinal foi o que aconteceu em 2010, mas algo totalmente fora do que havia programado.

Essa temporada era para ser a da afirmação nacional, fazendo bonito na Copa do Brasil e voltando ao Brasileiro - mesmo que pelos fundos, na Série D. Isso já são águas passadas. Caiu fora logo na segunda rodada da Copa do Brasil e deixou para Oeste e Mirassol as vagas paulistas para a quarta divisão nacional. Só resta o octogonal.

Prejuízos / As últimas duas derrotas do Paulista, para Mogi Mirim e Portuguesa, colocaram a classificação em xeque. E levam o clube a contabilizar os prováveis prejuízos. Caso a eliminação se concretize, o Galo terá perdas de, no mínimo, R$ 150 mil - que podem chegar a R$ 400 mil.

O regulamento do Campeonato Paulista prevê premiação de R$ 100 mil para os times que ficarem do 3º ao 8º lugar. Há também R$ 50 mil pela participação no Troféu do Interior, torneio no qual os quatro melhores clubes da 1ª fase, excetuando o Santos e os times da Capital, disputam ainda R$ 250 mil para o campeão.

Para o diretor de marketing do Paulista, Marcos Del Roy, o prejuízo vai além do financeiro. “Essa eliminação tem um valor intangível. Além do dinheiro, há a questão do planejamento. Pretendíamos disputar a série D também. Perderemos com patrocínios e cotas de TV”, diz.

Segundo ele, não há premiações da CBF para clubes que disputam a 4ª divisão do nacional. “Os clubes é que arcam com todas as despesas de viagem e hospedagem. É preciso ter dinheiro em caixa para jogar a competição, mas ela seria importante para um recomeço no cenário brasileiro”.

Como só terá a Copa Paulista pela frente, caso não chegue ao octogonal, Del Roy assegura que haverá influência direta para o Paulistão de 2012. “Na hora de fechar contrato com os jogadores para
o próximo ano, perderemos para clubes que disputam o nacional. Não há uma continuidade do trabalho e, sem isso, é muito difícil ter um time encaixado para jogar um campeonato difícil”.

Melhora/ Apesar dos prejuízos, a campanha do Paulista no campeonato estadual é avaliada como positiva dentro do clube. “É a melhor dos últimos quatro anos. Isso precisa ser valorizado. Ainda estamos na briga pelo G-8, ao contrário de anos anteriores, quando estávamos brigando contra o rebaixamento” , diz o gerente de futebol, Marcos Bonequini.

Del Roy ressaltou também que esses resultados foram conquistados com uma folha de pagamento inferior aos outros times que disputam o campeonato. “Nossa folha salarial está na média de R$ 300 mil mensais. O Botafogo de Ribeirão Preto, que fez uma campanha bem inferior a nossa, gasta cerca de R$ 700 mil com salários”.

Obrigação é a de ganhar. E tem que torcer contra rivais
O Galo não depende mais de suas pernas para a classificação. Com 25 pontos, caiu para o 9º lugar. Assim, precisa vencer o Santos na Vila e torcer por tropeço de São Caetano (8º com 26) e que a Portuguesa (10º também com 25) não consiga uma goleada. O Paulista tem dois gols de saldo, enquanto que a Lusa está com zero.

A boa notícia é que o Santos não terá Elano, Neymar e Paulo Henrique Ganso.

Do lado tricolor, o artilheiro Hernane não joga. O atacante Fabiano pode ser o substituto. O lateral Guigov volta. O time tem a semana toda para treinar e focar nessa sua última oportunidade de salvar o ano de 2011.


Em caso de eliminação,
o paulista deixa
de receber da FPF:


R$ 100 mil
é a premiação para os clubes
que ficarem do 3º ao 8º lugar
na tabela.

R$ 50 mil
valor pago aos times que
disputarem o torneio do
Interior.

R$ 250 mil
dinheiro entregue ao
campeão do Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário