Fonte: Portal JJ
Convocação de Tarallo coroa ano perfeito do Divino
CRISTINA HAUTZ
Mostério - "Cumprimos o que planejamos"
A 'convocação' de Tarallo para o comando da seleção brasileira principal coroa mais um ano de sucesso do Divino/COC. Afinal, em 2011, a equipe jundiaiense de basquete feminino chegou nas finais em todos os campeonatos disputados pelas diferentes categorias.
O Divino/COC ainda teve várias atletas convocadas pela seleção das diferentes categorias como Damires (hoje no Celta de Vigo-ESP), Tatiane, Isabela Ramona, Joice Coelho, Nathália Stephanie, Mariana Lambert, Driele, Carla Luchini e Maria Claudia.
O técnico Luiz Cláudio Tarallo e o preparador físico Paulo Martignago comandaram, ainda, a seleção brasileira Sub-19. "As convocações são para ser comemoradas - 10 atletas e dois membros da comissão técnica", comenta o supervisor do Divino, Nestor Mostério. "Além disso, conquistamos os Regionais, Abertos, Estadual Sub-19 e ficamos com o vice na A-2. Tivemos a conquista nas Olimpíadas Escolares..."
De acordo com Mostério, o projeto do Divino foi crescendo - até encerrar o ano de forma "grandiosa". "Cumprimos o que planejamos para o ano. A ideia era sermos competitivos. Isso significa chegar na final. Chegamos em todas".
Antes da Olimpíada de Londres, Tarallo vai à Euroliga de Basquete
CAIO ESTEVES
Tarallo conversou com jornalistas ontem, no Divino Salvador: primeira convocação só deve ser feita após ele retornar da Turquia
Foi durante um almoço com a ex-jogadora e atual diretora da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Hortência Marcari, que Luiz Cláudio Tarallo recebeu o convite oficial para assumir o cargo de técnico da seleção feminina que vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Ontem, menos de 24 horas após assumir o que considera ser o maior desafio de sua carreira, este louveirense de 45 anos revelou, em entrevista concedida no Colégio Divino Salvador, porque decidiu encarar esta empreitada. "O que mais me seduziu neste projeto foi a possibilidade de continuidade no trabalho de base e conseqüente renovação da equipe", afirma.
Um trabalho de base que rendeu ao currículo de Tarallo conquistas importantes junto às jovens, como os títulos Sul-americanos Cadetes (Venezuela/2005 e Equador/2006), o vice-campeonato da Copa América sub-18 (Estados Unidos) e sub-20 (México/2006), o ouro nos Jogos Sul-americanos (Colômbia/2010) e a medalha de bronze no Mundial sub-19 feminino (Chile/2011).
Esta última, um feito histórico e inedito, já que pela primeira vez numa competição da categoria de base, o Brasil ocupou o pódio. "Claro que estas últimas conquistas foram determinantes para que eu chegasse à seleção", acredita.
A partir de agora, Tarallo começa o trabalho de estudo das possíveis seleções adversárias. "A idéia é acompanhar pessoalmente os jogos da Euroliga de basquete, que acontecem em março, na Turquia", revela. Até lá, nada de convocação, nem de nomes para compor a comissão técnica. "Ainda é muito cedo para falar nisso, mas com relação à comissão técnica, boa parte dos profissionais que hoje trabalham comigo devem me acompanhar", antecipa.
Ao assumir a seleção, Tarallo deixa a equipe do Divino/COC/Jundiaí. "Gostaria muito de permanecer no cargo, mas devido aos compromissos, fica inviável. Apesar disso, estarei sempre por perto e na torcida pelos dirigentes e jogadoras que sempre me apoiaram e a quem serei eternamente grato", lembra. O futuro da equipe jundiaiense será definido ainda esta semana pelo seu supervisor, Nestor Mostério, segundo informou a assessoria de imprensa do COC/Divino.
Alicerce - A paixão pelas quatro linhas da quadra de basquete se confunde com a trajetória vitoriosa de Tarallo. Seu início, em 1988, foi como preparador físico. Em Jundiaí, sua estréia aconteceu em 1992, na equipe de basquete do Clube São João. Não demorou muito para ser convidado a compor a comissão técnica da equipe do Colégio Divino Salvador. A única oportunidade em que se ausentou de Jundiaí aconteceu quando assumiu a equipe do BCN/Osasco.
Tarallo já teve passagens pela Seleção Brasileira adulta como auxiliar. Em 2005 e 2006, participou dos títulos Sul-Americanos. Ainda no comando do Divino/COC/Jundiaí, além do tetracampeonato paulista sub-19, Tarallo revelou Damiris Dantas, que agora está no Celta, da Espanha, e que foi a MVP do Mundial sub-19 deste ano, sendo considerada uma das jogadoras mais promissoras do mundo.
MÁRCIA MAZZEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário