Button vence 'corrida maluca' em Montreal
Sob muita chuva no começo e após bandeira vermelha, inglês passa Vettel na última volta e ganha
Agência Lancepress
Numa corrida marcada por chuva violentíssima, bandeira vermelha de mais de duas horas, acidentes e ultrapassagens, Jenson Button superou Sebastian Vettel na última volta e venceu neste domingo o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, em Montreal. O piloto da McLaren chegou a estar em 21º, e, depois de uma reação sensacional, contou com um erro de Vettel na última volta - o alemão chegou em segundo e manteve a liderança do Mundial.
Com os resultados, Vettel passou a ter 161 pontos contra 101 de Button, o novo vice-líder. Webber se consolidou na terceira posição com 94 pontos, com Lewis Hamilton e Fernando Alonso, que abandonaram após colisões com Button, em quarto e quinto, com 85 e 69 pontos, respectivamente.
Button teve uma corrida cheia de percalços. No começo ele foi tocado por Lewis Hamilton, que abandonou, e caiu para os últimos lugares ao trocar pneus. Depois, sofreu uma punição por excesso de velocidade na volta com o safety car na pista. Em seguida, reagiu até entrar na zona de pontuação e se tocou com Fernando Alonso, que também abandonou. Quase no fim, foi um dos primeiros a colocar pneus slicks quando a pista secou. E, com ultrapassagens sobre Mark Webber e Michael Schumacher, que terminaram em terceiro e quarto, e um erro de Vettel na volta final, assumiu a ponta.
Felipe Massa teve também uma corrida turbulenta e acabou em sexto. Liderou brevemente, manteve-se em terceiro a maior parte da prova, atrás de Kamui Kobayashi, perdeu posições após danificar a asa dianteira numa batida, reagiu e ainda passou o próprio japonês nos metros finais da corrida. Já Rubens Barrichello aproveitou-se da experiência numa corrida tumultuada para marcar dois pontos, repetindo o nono lugar da corrida de Mônaco, há duas semanas.
Também marcaram pontos Vitaly Petrov (Renault), em quinto, Jaime Alguersuari (Toro Rosso), em nono, e Sebastien Buemi (Toro Rosso), em décimo lugar.
A CORRIDA
A previsão da meteorologia acertou e a chuva caiu durante o dia todo em Montreal. Os pilotos largaram atrás do safety car e Vettel manteve a ponta quando a pista foi liberada, com Alonso e Massa a seguir, mas com o alemão abrindo gradativamente.
No primeiro incidente da corrida, Hamilton forçou ultrapassagem sobre Button na reta dos boxes, mas os carros se tocaram e o campeão de 2008 teve de abandonar, forçando a entrada do safety car, pois seu McLaren ficou no meio da pista.
Naquele momento a pista estava melhorando de condição e alguns pilotos, como Alonso e Webber, arriscaram a troca para pneus intermediários. Foi quando a chuva apertou de uma vez e o safety car voltou à pista.
Vettel e Massa, então, entraram para colocar novos pneus para chuva extrema, e Kobayashi, que não parou, ficou em segundo, entre os dois. Mas as condições ficaram tão ruins que a bandeira vermelha foi agitada.
Duas horas depois, os carros relargaram de novo atrás do safety car. A pista melhorou, pois a chuva havia parado, e Vettel voltou a abrir vantagem quando a bandeira verde foi agitada, com Kobayashi e Massa já distantes.
O brasileiro tentou de todas as formas a ultrapassagem e, quando finalmente colocou de lado para superar o japonês, Schumacher, que tinha melhor rendimento, passou os dois para ficar em segundo, mas a 11 segundos de Vettel.
Naquele momento, a pista secava rapidamente e Webber e Button foram os primeiros a arriscar a troca para slicks, o que se revelou um grande acerto. Logo depois, Schumacher, Massa e Kobayashi, e, por fim, Vettel, fizeram o pit stop.
Massa, que havia perdido posição para Webber, errou ao tentar se recuperar, danificou a asa e teve de fazer um pit stop extra. Em seguida, o safety car entrou na pista de novo devido a uma colisão entre Kobayashi e Nick Heidfeld, que ficou com seu Renault danificado.
Na relargada, Vettel parecia ter a vitória na mão, pois abria de Schumacher, Webber e Button. Mas o inglês, com rendimento fantástico, passou pelos dois e partiu para cima do atual campeão, que, pressionado, errou na volta final.
Já Massa, após cair para fora da zona de pontuação, teve boa reação nas últimas voltas e conseguiu passar Kobayashi já em cima da linha de chegada. De qualquer forma, um magro consolo para quem prometia brigar pela vitória.
A próxima corrida será daqui a duas semanas, em Valência (Espanha) com o GP da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário