Atleta do Peama fatura Corrida de São Silvestre
Jonathan Jacinto dos Santos e o guia Isaac passam por trecho da corrida
"Rapaz, subir foi difícil! Mas prá baixo, todo santo ajuda, né?" É assim - brincando e sorrindo - que Jonathan Jacinto dos Santos, 24 anos, comemorava, ontem, a sua participação na Corrida de São Silvestre. Foi a 87ª edição do evento - mas a estreia deste atleta na prova. Aposentado por invalidez (não enxerga com o olho esquerdo e tem uma pequena porcentagem de visão com o olho direito), Jonathan comentava a ´dureza´ que foi subir a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio.
E, depois, a parte ´tranquila´, rumo à reta final, já no obelisco do Ibirapura, quando cruzou a linha de chegada após 1h cravada no cronômetro - o que lhe garantiu o troféu de primeiro lugar na categoria ´deficiente visual´. Jonathan é aluno do segundo ano de Educação Física. Integrante do Peama (o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas, mantido pela Secretaria Municipal de Esportes de Jundiaí), ele conta que correr a São Silvestre era um desejo antigo.
"Tive todo o apoio do meu treinador para a disputa. Se não fosse pelo Ewerton (Roberto de Andrade) e também pelo Isaac (outro integrante da comissão técnica, que fez o papel de "guia" durante a corrida, como exige o regulamento da São Silvestre), nada disso seria possível", agradece. Ele treina de segunda a sábado, integrando uma equipe de um total de quatro atletas. Jonathan lembra, ainda, que outro companheiro do Peama (Idélson) disputou a São Silvestre/2011 - mas na categoria de ´deficiente amputado´.
A largada para a São Silvestre - na categoria dele - aconteceu às 15h10. "Havia cerca de 20 atletas na minha categoria", informa. "Nós tínhamos treinado, mas a subida da Brigadeiro é, realmente, um desafio", admite. "Parecia uma eternidade. Na hora em que chegamos lá em cima, no cruzamento com a Avenida Paulista, foi um alívio e pensei: ´Agora, é pé embaixo.´
Graças a Deus, pude contar com um parceiro maravilhoso como o Isaac, que veio controlando todo o trajeto e não houve nenhum problema." Agora, Jonathan inicia a preparação pensando no calendário de provas para o primeiro semestre, organizadas pelo Comitê Paraolímpico, na USP. Ele participa de competições nos 800m, 1.500m, 5.000m e 10.000m. As primeiras competições começam em fevereiro.
CARLOS SANTIAGO-Portal JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário