domingo, 28 de fevereiro de 2010

Futsal

Futsal feminino garimpa praticantes


Meninas foram convidadas a fazer novo treino, no próximo sábado

A tática é antiga, mas dá resultados. Os treinadores das categorias de base e adulto do futsal feminino de Jundiaí apostam na realização de 'peneiras' para o surgimento de novas jogadoras. Antes de pensar em qualidade e em revelar craques, no entanto, tanto Tatisa Zonaro (técnica dos times adulto e sub21) quanto Rafael Fernando Silveira (que treina as categorias sub15 e sub17) estão de olho é na massificação do esporte.

Por isso, a dupla comandou, ontem pela manhã, no Romão de Souza, a primeira peneira de 2010 da modalidade. Cerca de 15 garotas, entre 17 e 21 anos, participaram. E, se nem todas mostraram pleno domínio da bola, mesmo assim foram convidadas a retornarem no próximo sábado, para continuar aprimorando os fundamentos se integrando ao grupo.

"Nós precisamos divulgar o esporte, trazer mais gente, aumentar o número de participantes. Então, a peneira não tem a finalidade específica de revelar craques", disse Tatisa - ela própria uma ex-meia talentosa, que comandou o futebol de campo jundiaiense anos atrás e agora, apito na boca e tendo se formado em Educação Física, usa a experiência como treinadora.

Rafael confirmou a intenção. "Nosso objetivo é a massificação do esporte. Quanto mais gente treinando, melhor. Se a intenção fosse apenas buscar jogadoras em condições de competição, a estratégia seria outra", explicou. Mesmo assim, tanto Tatisa quanto Rafael já estão pensando no calendário desta temporada - e trabalham, claro, pensando também em aproveitar as meninas que estão chegando e iniciando os treinamentos em quadra.

Entre as competições, Jundiaí deve disputar a Copa TV Tem, o Torneio da Uva, os Joguinhos da Juventude e os Jogos Regionais (que vale vaga para os Abertos), além dos torneios promovidos pela Federação Paulista.

Elas gostam de futsal - Entre as que se destacaram na peneira de ontem estava Jenifer Inamura, 20 anos, moradora na Vila Helena. Ela é estudante de Ciências da Computação, torce pelo Santos e, claro, é fã de Robinho. Jenifer disse que gosta de tentar driblar a adversária e também fez uma autocrítica.

"Eu preciso aprimorar as finalizações e também devo melhorar meu condicionamento físico". Outra menina que estava participando da peneira era Aline Soares Magnani, de 17 anos, moradora na Agapeama. Aline usava uma camisa roxa do Corinthians, disse que já disputou a Copa Senai, na posição de pivô e que quer treinar todos os sábados, como é a proposta dos treinadores.

A moça também mostrou consciência do que precisa melhorar: "Eu fico afobada, às vezes, e acabo passando muito rápido", avaliou. Mas ela também sabe os fundamentos em que manda bem: "Eu chuto bem com o pé direito e sei tocar bem na bola", disse a alvinegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário