segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Futebol Amador Regional

Com informações do
radialista Ayrton Miguel Vaz

Em Várzea Paulista o Beira Lago Futebol Clube esta encerrando as atividades, depois de uma trajetória e 40 anos de atividades, sempre comandado pelo Emmanuel Vaz e os filhos Valdir, Hélio e Ayrton.


Foi em 1969, quando Vaz teve a idéia de construir um mini campo para os filhos e amigos, mas a idéia virou mesmo atrativo para clubes, industrias, escola, empresa, comercio. Todo final de semana um jogo contra um adversário.

“O nome veio do Beira Rio de Porto Alegre, só que aqui não temos rio”, disse Vaz. “Temos um lago do lado do campo, daí Beira Lago FC, e ficou este nome para o campo, chácara e nosso time que veste a camisa preta e branca.


O campo é suspenso, bem gramado, com arquibancada coberta, pista em toda a volta, é um local que deu muito prazer para muitos que disputaram uma partida de mini futebol contra nosso time”, disse Vaz.

Foram 1.485 jogos disputados, 1.087 vitórias, 256 derrotas, e 142 empates. Passaram no campo do Beira Lago FC, 10.607 atletas adversários, sendo que o time do Beira marcou 11.300 gols, sofreu 6.548 gols.


A maior goleada do Beira Lago Futebol Clube foi contra o Alvorada, quando o Beira Lago venceu por 24 a 0.

“Esta tudo registrado através de sumulas, fotos, jornais, troféus, homenagens, é um material que ficara para a história, quem sabe um dia no museu de Várzea Paulista, afinal é algo que aconteceu nesta cidade”, afirmou Vaz.



“A equipe deixou de jogar o ano passado, foram 40 anos de jogos e encontros de amigos. Os filhos e netos tem outros compromissos e nem sempre podem estar presente. Eu, Vaz, não tenho idade para jogar mais, prefiro outra atividades que não corra risco de lesão. Vai ficar com um esporte social, dançar ao lado da esposa Odila, , é uma outra paixão que se dividia com o futebol, gostamos muito de dançar e faz bem”, finalizou Vaz.


No campo do Beira Lago, muitos jogadores famosos do futebol brasileiro estiveram enfrentando o time ‘da casa’. Jogadores do Corinthians, Paulista, Portuguesa, Palmeiras com destaques do futebol brasileiro, casos de Ademir da Guia, Zé Maria, Amaral, Wilsinho, Adãozinho, Solito, Dudu e Edu.

Vaz fez questão de lembrar a festa que o Paulista fez para os jogadores, quando subiu para a primeira divisão.


“Foi no nosso campo em 1977, com o presidente Wanderley Pires, vários jogadores estavam na festa, Bosco, Lula, Domingos, Brayner, Djalma Santos, Mosca, Luiz Roberto, Vagner,Tadeu, Riberto, Marco Antonio, Daércio, e estiveram na festa o Doutor Dagoberto , Décio D’agieri, Doutor Manoel de Oliveira, Osmar Reis. Foi uma festa muito bonita, mas perdemos por 10 a 6. Nossa equipe sempre foi formada por amigos, muitos amigos já fizeram parte da equipe, vestiram a camisa do Beira Lago, foi muito bom, sempre encontro pessoas que jogaram lá, o Beira Lago marcou muito a minha vida. Valeu”, completou Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário