domingo, 8 de maio de 2011

Campeonato Paulista

Corinthians e Santos disputam neste domingo jogo de ida da final
Confronto no Pacaembu promete entrar para a história do Paulistão. Enquanto o Timão busca se distanciar como o maior campeão do Estado, Peixe almeja estragar a festa do rival com o bicampeonato

Lucas Bettine
Luciano Ribeiro
Agência BOM DIA

Depois de 196 jogos e 503 gols, chegou o momento pelo qual todos esperávamos. Corinthians e Santos fazem neste domingo, às 16h, no Pacaembu, a primeira partida da decisão do Campeonato Paulista. Maior vencedor da história da competição, o Timão busca o 27 título estadual, enquanto o badalado Peixe, atual detentor da taça, não abre mão de ganhar o bicampeonato.

Com campanha inferior à do time da Vila Belmiro, o Corinthians faz o primeiro jogo diante de sua torcida. Mas nada de desespero para garantir um bom resultado nos primeiros 90 minutos. Ter paciência pode ser fundamental. “A decisão tem 180 minutos. Não será só no domingo. Em 2009, o Corinthians ganhou na casa do Santos. A vantagem no primeiro jogo não é decisiva”, diz Tite.

Pensar na final de 2009 fica a cargo apenas dos corintianos. Os santistas não querem nem saber daquele vice-campeonato. “Pensar em revanche por causa de 2009 não é bom. Essa coisa de guerra tem de sair do futebol, pois é uma grande bobagem. Se a gente começa a colocar muita pressão em cima, o cara deixa de jogar e fica nervoso”, afirma Muricy Ramalho.

Na hora da decisão, os treinadores tentam de qualquer maneira atrapalhar o trabalho do adversário. Treinos fechados e suspense na escalação são os principais artifícios. Tite utilizou os dois nesta semana. “Ajuda o treinador saber como o adversário vai jogar. Por uma foto ou imagem, eu pego o posicionamento da equipe em bola parada”, diz o gaúcho.


O negócio é marcar
Nos cinco jogos em que Moradei atuou no Paulistão, o Timão venceu dois (Mirassol e Santo André), empatou dois (São Bernardo e Botafogo) e perdeu apenas um (São Caetano). Moacir tem o mesmo retrospecto: vitórias sobre Portuguesa e Santo André, empates com Bragantino e Noroeste e derrota para o São Caetano. “O Moradei é um jogador de marcação, que não apoia tanto. O Moacir é o contrário: apoia mais e defende menos”, analisa Tite.


Grava garante que matador Liedson estará em campo
A torcida corintiana já pode respirar aliviada. O atacante Liedson, artilheiro do Campeonato Paulista com 11 gols, ao lado de Elano, treinou normalmente na manhã deste sábado e vai disputar o primeiro jogo da decisão contra o Santos, na tarde deste domingo. As dores no joelho esquerdo que o tiraram do treino de sexta-feira sumiram.

“O Liedson só levou uma pancada. Treinou hoje [sábado] e vai jogar”, garante o consultor médico do clube, Joaquim Grava.

Com a presença do Levezinho, o único desfalque da equipe está na lateral direita. Alessandro levou o terceiro cartão amarelo diante do Palmeiras.

Tite manteve a palavra e se recusou a revelar o substituto do camisa 2. “Vai jogar o Moradei, o Moacir, o Wallace e o Paulinho na lateral direita”, brincou o treinador.


Elano é reforço, mas Léo e Arouca devem ficar de fora
Nada melhor do que contar com jogadores experientes para uma final. E Elano, recuperado de um problema na coxa esquerda, vai atuar. “Ele teve um edema contra o São Paulo, mas se cuidou e deve jogar”, confirma o comandante do Peixe.

Muricy Ramalho já sabe, mas vai revelar apenas momentos antes do jogo se Arouca e Léo vão para a final. O treinador resolveu fazer mistério, embora a escalação de ambos esteja praticamente descartada. A ideia é confundir Tite.

No treino deste sábado, Muricy formou a equipe com Pará em lugar de Léo, Adriano na vaga de Arouca e Alex Sandro no lugar de Zé Eduardo. Esta última alteração mexe na formação tática, reforçando o meio com o lateral-esquerdo para liberar Ganso e Elano. Neymar foi o único atacante.


Santos
4-5-1
Rafael
Jonathan
Edu Dracena
Durval
Pará (Léo)
Adriano (Arouca)
Danilo
Elano
Ganso
A. Sandro (Zé Eduardo)
Neymar
T: Muricy Ramalho


Corinthians
4-4-2
Júlio César
Moradei (Moacir)
Chicão
Leandro Castán
Fábio Santos
Ralf
Paulinho
Bruno César
Jorge Henrique
Dentinho (Willian)
Liedson
T: Tite


CAMPEONATO PAULISTA> FINAL — 1º JOGO
Onde: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Juiz: Cléber Wellington Abade
TV: Globo e Band
web rádio-JUNDRÁDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário