terça-feira, 17 de maio de 2011

Paulista FC

Paulista: Clube completa nesta terça-feira, 17 de maio, 102 anos, com muitas glórias



O Paulista Futebol Clube está assoprando mais uma velinha nesta terça-feira, 17 de maio. O clube está comemorando 102 anos de existência, com muitas glórias no futebol paulista e brasileiro, principalmente a partir dos anos 90. A última conquista foi no ano passado quando faturou a Copa Paulista.

Fundado por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 17 de maio de 1909. O Galo sucedeu ao Jundiahy Foot Ball Club, fundado em 1903 pelo escocês Thomas Scott, principal contramestre das oficinas. Esse 1º clube atendeu aos funcionários da ferrovia entre 1903 e 1908.


Nos primeiros anos de sua existência, por não haver competições organizadas na cidade, a atividade futebolística do Paulista se limitava a disputas internas entre os associados e esporádicos jogos amistosos.

Em 1919, o Paulista passa a disputar o Campeonato do Interior, enfrentando adversários tradicionais como Guarani, Ponte e XV de Piracicaba. Logo em seu 1º ano na competição, o Paulista sagra-se campeão da fase. Na decisão do título Estadual, em São Paulo, o Galo foi derrotado pelo Paulistão (campeão da capital) por 5 a 4.

Em Jundiaí, o Paulista até o começo dos anos 60 disputava o Campeonato Amador, tendo conquistado 11 títulos, sendo (ainda) até hoje o maior campeão amador da cidade. Depois, o fato mais importante na história do Tricolor aconteceu em 1957, quando foi inaugurado o estádio Jayme Cintra, atual casa do Galo. O 1º jogo foi um amistoso contra o Palmeiras e a vitória foi do time jundiaiense por 3 a 1.

O 1º acesso do Paulista à divisão principal do Campeonato Estadual ocorreu em 1968, após uma seletiva final em que enfrentou Francana, Ferroviário de Araçatuba, Ponte Preta, Bragantino e Barretos.

Dez anos depois o clube foi rebaixado, mas retornou em 1984 após golear o Vocem de Assis por 7 a 1, em São Paulo, no estádio do Parque Antarctica. O Tricolor foi rebaixado novamente em 1986.

Os torcedores jundiaiense voltaram a gritar “É campeão” para o Galo em 1999, quando o time com o nome de Etti Jundiaí foi campeão da Copa Estado de São Paulo.

Ainda com o nome Etti, o Tricolor voltou a conquistar o acesso a 1ª divisão estadual em 2001, quando foi campeão da Série A2 do Campeonato Paulista.


No mesmo ano o Galo foi campeão brasileiro da Série C, conquistando assim naquela temporada os acessos a 1ª divisão estadual e a 2ª divisão brasileira.

Em 2004, o Paulista foi vice estadual, perdendo os 2 jogos da final para o São Caetano. O 2º lugar no Paulistão, rendeu ao Tricolor vaga na Copa do Brasil de 2005, na qual o time jundiaiense enfrentou 6 times da Série A do Brasileiro na epóca e foi campeão. O título lhe rendeu a possibilidade de disputar a Copa Libertadores de 2006, mas mesmo não passando da 1ª fase, o Galo acabou vencendo o River Plate-ARG por 2 a 1.

Entre 2007 e 2010, o time jundiaiense amargou uma série de quedas, saindo da Série B do Campeonato Brasileiro para a Série C, depois a Série D até ficar sem série no futebol nacional. Mas no ano passado, o Tricolor mostrou a sua força no estado de São Paulo, ao faturar a Copa Paulista, em pleno Jayme Cintra.

Loja virtual
Para comemorar a data de 102 anos de aniversário do Paulista, haverá uma comemoração e o lançamento da Loja Virtual do Tricolor (www.fanaticosdogalo.com.br), que terá produtos oficiais do clube. Na ocasião, o diretor de Marketing do clube, Marcos Del Roy, apresentará a Loja Virtual bem como mostrará seu funcionamento. O evento fechado a imprensa e a convidados acontecerá na chopperia Angelo Antonio.

PAULISTA – 102 anos
Fundação:
17 de maio de 1909

Estádio do clube (com informação do 1º jogo, a sua atual capacidade e tamanho):
Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra, com capacidade atual de 14.771 lugares, com gramado de dimensões de 105x72 metros. O 1º jogo no local foi em 30 de maio de 1957, e foi Paulista 3 – 1 Palmeiras

Cores:
Vermelho, branco e preto

Apelidos:
Galo e Tricolor

Mascote:
Galo

A versão: Existem inúmeras versões para a escolha do Galo como mascote do Paulista. As principais, no entanto, envolvem a rivalidade existente nos campeonatos amadores da cidade, sobretudo entre Paulista e o Comercial, nos anos 40. Conta a história que, em um jogo disputado no estádio da Vila Leme, a torcida do Paulista atirou um galo ao campo. Como estavam perdendo o jogo, os jogadores comercialinos trataram logo de iniciar uma verdadeira caça a ave, proporcionando cenas dignas de uma comédia pastelão. Os torcedores do Paulista, é claro, passaram a torcer pelo Galo.

Conquistas:
11 títulos do Campeonato Amador de Jundiaí (1930, 1931, 1932, 1936, 1939, 1940, 1941, 1942, 1947, 1966 e 1967)
4 títulos do Campeonato Amador do Interior (1921, 1924, 1930 e 1931)
2 títulos do Campeonato Paulista da 2ª divisão [atual Paulista da Série A2] (1968 e 2001)
1 título da Copa do Brasil (2005)
1 título do Campeonato Amador do Estado (1967)
1 título da Copa São Paulo de futebol júnior (1997)
1 titulo da Copa Estado de São Paulo (1999)
1 título da Copa Paulista (2010)
1 título do Campeonato Brasileiro da Série C (2001)

Hino (letra: Rubens Décio Echenberger):
“Tricolor, meu time amado,
Teu caminho é o da glória,
Segue avante no gramado,
Traz os louros da vitória,
Mas se a luta te enfraquece,
A poder dos desenganos,
A história não te esquece,
Tu és Paulista, dos veteranos,
Paulista, Paulista, Paulista,
É o jundiaense que quer ver-te campeão,
Paulista, Paulista, Paulista,
Tu és o club e mais querido torrão,
Paulista, Paulista, Paulista,
Tua bandeira gloriosa quer por ti,
Guardar silente a alegria da conquista,
Tu és Paulista, de Jundiai”

Atual diretoria:
Presidente: Djair Bocanella
1º Vice-Presidente: Marco Antonio Dias
2º Vice-Presidente: Cristiano Mingotti
1º Secretário: Marcelo Ceccato
2º Secretário: Wilson da Silveira Franco
1º Tesoureiro: José Luiz Maran
2º Tesoureiro: Reinaldo Davi Bueno Miranda
Diretor de Patrimônio: Antonio Gilberto Freitas Filho
Diretor de Esportes: Cassiano D’Angieri
Diretor Jurídico: Gustavo Normanton Delbin
Diretor Médico: Mauro Luiz de Toledo Brescancini
Diretor de Marketing / Relações Públicas: Marcos Del Roy
Diretor Social: Vanderlei Grillo Fajardo
Diretor de Futebol Feminino: Ilto Carlos Frigeri
Assessor da Presidência: Murilo Azevedo Pinto
Assessor da Presidência: Roque Juarez Aizza

Matéria: Thiago Batista – Com informações do site oficial do Paulista Futebol Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário