O Paulista segue revelando jovens garotos das categorias de formação. O técnico Fernando Diniz vem mostrando confiança no potencial dos garotos e a cada rodada o torcedor do Paulista é apresentado a mais um novo nome.
Os garotos que foram promovidos recentemente ao time sub-20, disputaram a Copa São Paulo de Futebol Jr no início do ano. Porém, como o time sub-20 não disputará competição neste segundo semestre, os jovens integraram o elenco profissional apenas para ganhar experiência e maturidade.
Com o passar do tempo e com os treinamentos, Fernando Diniz foi observando o potencial dos garotos e foi dando oportunidade a todos. Assim, desde o início da competição, o volante Nenê Bonilha, 18 anos, está entre os titulares da equipe na Copa Paulista. Além dele, o atacante Carlão, também com 18 anos e que marcou 6 gols na Copa São Paulo no início do ano, também vem entrando na maioria dos jogos da equipe nesta Copa Paulista.
Na ala direita, Weldinho, 19 anos, já vinha mostrando seu futebol desde o ano passado, mas havia sido prejudicado por seguidas contusões. Agora, ele tem a oportunidade de ter sequência pelo lado direito da equipe.
Neste domingo, diante do XV de Piracicaba, quem estreou entre os titulares foi o zagueiro Rodrigo Sabiá de 17 anos. Foi seu primeiro jogo como titular, inclusive anotando o gol de empate da equipe. E, durante a partida deste domingo, o treinador promoveu a entrada do volante João Francisco, 18 anos, no lugar exatamente de Sabiá.
Além deles, o atacante David Modesto, 19 anos, que participou de algumas partidas do Campeonato Paulista deste ano após boa participação na Copa São Paulo, retornou aos treinamentos após contusão no joelho direito e logo poderá ser mais um jovem a disposição de Fernando Diniz..
"A participação dos garotos na equipe profissional é mérito deles. A comissão técnica trabalha com quem estiver melhor e eles estão melhores no momento. Não sou eu que dou a chance ao atleta. O mérito é de cada um deles, que vem conquistando a chance. Eu apenas passo a confiança que eles precisam para poderem treinar e jogar", declarou Fernando Diniz.
O zagueiro Rodrigo Sabiá, autor do gol da equipe diante do XV de Piracicaba, agradece a oportunidade dada pelo treinador.
"Fico muito feliz em poder estar entre os titulares pela primeira vez e marcar um gol. Agradeço a oportunidade que o professor Diniz me deu e vou procurar agarrar da melhor maneira. Sei que ainda não tenho a vaga de titular totalmente na minha mão, por isso vou seguir trabalhando forte para me manter na equipe", disse Sabiá, que ganhou a posição após entrar na vaga de Rodolfo rodada passada, quando Paulista enfrentou o Rio Branco, na cidade de Americana.
O volante João Francisco, que voltou a treinar com a equipe recentemente após se recuperar de uma pubalgia, também agradeceu a chance de atuar na partida deste domingo.
"Muito bom poder voltar a jogar. Vou lutar para ter mais chances na equipe. O professor Diniz gosta que os jogadores saibam jogar em todas as posições para poder fazer um rodízio em campo, por isso não me preocupo em que posição vou atuar. O importante é estar no grupo e ir buscando o meu espaço", afirmou João Francisco, que entrou aos 21' do 2º tempo diante do XV de Piracicaba.
O Paulista entrou em campo na manhã deste domingo com a difícil missão de encarar o líder XV de Piracicaba, que vinha de quatro vitórias consecutivas. Já o Galo, defendia invencibilidade em casa e buscava voltar ao G4.
Mas, ao contrário do que se esperava, o XV de Piracicaba pouco foi ao ataque, se mantendo muito na defesa e aceitando o empate desde o início do jogo.
Precisando da vitória, o Paulista atacava a todo momento, com a posse de bola, porém errando muitos passes no campo de ataque.
O primeiro tempo da partida não teve muitas emoções para o torcedor. O Paulista não conseguia encaixar as jogadas de ataque, enquanto o XV de Piracicaba se fechava para buscar o contra-ataque.
Em um desses contra-ataques, os visitantes abriram o placar. Após falta sofrida na intermediária, o meia Marlon chutou com força no canto de Vinicius, que não teve o que fazer.
Com o gol marcado, o XV, que já estava recuado, se fechou inteiro em seu campo de defesa. Com isso, o Paulista partiu para o ataque.
O primeiro chute do Galo foi aos 28', quando Bruno Martins cobrou falta colocada por cima do gol.
Aos 37', Cobrinha fez boa jogada pelo meio da defesa e tocou para Abraão, que demorou para concluir e foi travado pela defesa.
No final da primeira etapa, o Galo pressionou ainda mais. Aos 43', Weldinho chegou pela direita e cruzou para Cobrinha cabecear, mas a bola foi para fora, passando muito perto do gol.
Os visitantes responderam com uma grande chance, que foi defendida por Vinicius. O atacante Diego Silva ficou com o rebote praticamente dentro da pequena área e, na hora do chute, Vinicius saiu do gol e fez ótima defesa, impedindo o segundo gol do time de Piracicaba.
Com o primeiro tempo sem muita força ofensiva, o técnico Fernando Diniz promoveu a primeira substituição no intervalo. Colocou Fabrizzyo no lugar de Serrano. Assim, Samuel Xavier foi deslocado para a esquerda. Este foi o jogo de estreia de Fabrizzyo na Copa Paulista após se recuperar de lesão na coxa direita no período de preparação da equipe antes do campeonato.
No segundo tempo o Paulista ficou praticamente todo no campo de ataque tentando furar o bloqueio adversário. E o gol saiu logo no início da segunda etapa.
Aos 6', Barboza cobrou escanteio pela direita e encontrou o jovem Rodrigo Sabiá, que subiu mais alto que toda a defesa adversária e empatou a partida de cabeça.
Aos 14', Fernando Diniz tirou o meia Barboza para colocar o atacante Hernane, reforço recém-chegado, que fez a sua primeira partida. Com isso, o Galo ficou com três atacantes: Cobrinha, Abraão e Hernane.
O XV de Piracicaba chegou com perigo aos 15' com Diego Silva, que acertou cabeçada perigosa, mas para fora.
Aos 18', Weldinho avançou pelo meio e chutou forte. A bola desviou na defesa e quase enganou o goleiro Leandro, indo para escanteio. Na sequência, Fabrizzyo cobrou escanteio na cabeça de Rodrigo Sabiá, que fez belo cabeceio, exigindo grande defesa de Leandro, no ângulo direito.
Aos 21', a terceira e última alteração do Galo. O técnico Fernando Diniz promoveu a entrada de mais uma jovem promessa: João Francisco, que entrou no lugar de Rodrigo Sabiá, que deixou o gramado muito desgastado.
Aos 36', novamente o Paulista quase marca. Desta vez, foi Bruno Martins que completou cruzamento de escanteio. A bola ia entrando, mas tocou em João Francisco e acabou indo para fora.
Aos 39', Hernane puxou contra-ataque pela esquerda e tocou para Cobrinha. No momento do chute, o atacante foi travado pela defesa. Este foi o último lance de chance de gol no jogo.
Após a partida, o técnico Fernando Diniz falou sobre o jogo.
"Muito complicado passar pelo bloqueio que o XV de Piracicaba armou no campo de defesa. No primeiro tempo nós não estivemos muito bem, mas sempre tivemos maior posse de bola. No segundo tempo, a equipe melhorou bastante, mas o adversário estava satisfeito com o empate, principalmente depois que eles acharam o gol na cobrança de falta", declarou o treinador.
Para ele, a torcida precisa ter paciência com o grupo de atletas, já que vários desses jogadores são bastante jovens. Em sua maioria, formados nas categorias de base do clube.
"Estamos com um elenco muito jovem, mas de muita qualidade também. Temos jogadores de 17 e 18 anos, que têm um potencial incrível, mas temos que ter paciência. São ótimos atletas, mas são novos e temos que trabalhar em cima disso", afirmou Diniz, que promoveu a estreia do volante João Francisco entre os profissionais.
Para Barboza, autor da assistência para o gol de Sabiá, a equipe não pode vacilar e precisa buscar a vitória imediatamente nas próximas rodadas.
"Hoje não conseguimos a vitória como gostaríamos. O time deles veio bastante fechado sem deixar a gente entrar e isso dificultou bastante as nossas jogadas. Agora, nós temos que buscar somar os três pontos nesses jogos que teremos fora de casa", analisou Barboza.
Com o empate, o Paulista soma 7 pontos e ocupa a quinta colocação. Na próxima rodada, o Galo vai até Araras para enfrentar o União São João. A partida será no sábado, às 16h00.
FICHA TÉCNICA
COPA PAULISTA – 2010
6ª RODADA
PAULISTA 1 X 1 XV DE PIRACICABA
Local: Estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí (SP)
Data: 08 de agosto, domingo
Horário: 11h00 (de Brasília)
Árbitro: Luciano Rodrigo Lealdini
Público: 790 pagantes
Renda: R$5.612,00
Cartões amarelos: Bruno Martins (P) / Felipe Nunes, Fabio Santos, Eder, Jordy, Diego Silva e Marcos Vinicius (X)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: No 1ºT: Marlon (X) aos 23’. No 2ºT: Rodrigo Sabiá (P) aos 6’
PAULISTA: Vinicius; Rodrigo Sabiá (João Francisco), Bruno Martins e Fábio Gomes; Weldinho, Samuel Xavier, Nenê Bonilha, Barboza (Hernane) e Serrano (Fabrizzyo); Cobrinha e Abraão. Técnico: Fernando Diniz.
XV DE PIRACICABA: Leandro; Marcos Vinicius, Eder, Vinicius e João Paulo; Jordy, Marlon (Rael), Felipe Nunes (Carlão) e Rodolfo (Glauber); Diego Silva e Fábio Santos. Técnico: Moises Egert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário