Fonte:Site Oficial do Paulista FC Matéria:Gabriel Goto
Armando Zaramello – Visita ilustre no Galo
Na tarde de segunda-feira, o Paulista recebeu uma visita muito especial. O ex-goleiro Armando Zaramello esteve no Jayme Cintra. O motivo foi para fazer uma doação ao acervo de fotos do clube.
Após ver reportagem no Jornal de Jundiaí, o ex-goleiro procurou o Paulista para mostrar fotos de sua época. Ele atuou com a camisa do Galo entre os anos de 1948 e 1951.
“Fiz parte do primeiro time do Paulista que disputou campeonatos profissionais no estado. Era uma época diferente, de muita dificuldade”, lembrou Zaramello.
Um dos grandes goleiros do estado em seu tempo, o ex-jogador contou várias histórias do Paulista e de outras equipes que disputavam o campeonato estadual naquele tempo.
“Tinha o time de Votorantim, de Taubaté, o Guarani, a Ponte Preta, o Ipiranga e o Rio Pardo, que era muito forte naquele tempo”, contou.
Ele falou das dificuldades que a equipe passava e de um dos motivos que se tornou um dos destaques do time.
“Nós todos trabalhávamos na Companhia Paulista e treinávamos a noite. Mas os nossos jogos eram no domingo a tarde, debaixo de um sol forte. No primeiro tempo o time ia muito bem, mas no segundo tempo sentíamos o cansaço por não aguentar jogar debaixo do sol. Daí, os adversários vinham com tudo “pra cima” da gente e eu tinha que me virar lá atrás. Por isso que sempre me destacava”, falou, com orgulho.
Nos tempos de Zaramello, o Paulista jogava no campo da Vila Leme e ele não atuou no Jayme Cintra.
“Era no outro estádio. As crianças ficavam atrás do gol para ver as minhas defesas. Era muito gostoso”, disse.
Em 1951, aos 21 anos, Zaramello deixou o Paulista e foi atuar em campeonatos de várzea e no futebol de salão. Hoje, com 82 anos, ele conta com orgulho que fez parte do Paulista.
Na visita, o ex-goleiro ainda conheceu o atual goleiro – Vagner e ficou muito feliz com o encontro.
“Muito bom poder conhecer o goleiro do Paulista de hoje. Mas hoje, para o Vagner, as coisas estão mais fáceis. Os goleiros hoje jogam todos protegidos e o material esportivo é mais moderno. Na minha época tinha que parar o adversário no peito e segurar aquela bola pesada de capotão. Só usava uma joelheira e nem luva tinha”, lembrou.
Para o goleiro Vagner, o encontro foi motivo de orgulho.
“É muito bom conhecer um ex-jogador que foi ídolo aqui no Paulista. Sempre é bom escutar e saber um pouquinho. É mais uma experiência para mim”, declarou Vagner.
Infelizmente, hoje em dia Armando Zaramello não acompanha mais os jogos do Paulista no estádio em função da sua idade, mas ele fala com orgulho que gosta de todos os esportes e procura sempre saber das informações.
“Eu sou um apaixonado pelo esporte em geral. Hoje, em função da minha idade, não tenho mais condições de ir ao estádio, mas sempre procuro ler os jornais, ver os programas de televisão e ouvir um pouco de rádio”, finalizou.
O ex-goleiro deixou para o clube algumas fotos de sua época como jogador. As fotos serão afixadas na sala de troféus do Jayme Cintra, juntamente com o restante do acervo fotográfico que existe no estádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário