Brasil se vinga da Rússia e vai à final do Grand Prix
Seleção feminina de vôlei elimina algozes dos últimos dois Campeonatos Mundiais por três sets a zero em Macau
Agência Lancepress
Dessa vez não, Rússia! Depois dos vice-campeonatos nos últimos dois Mundiais, a Seleção Brasileira feminina deu fim à sequência de derrotas no reencontro com as rivais, não deu chances para gigante Ekaterina Gamova e se classificou para a final do Grand Prix. A vaga veio após a vitória, neste sábado (27), em Macau, por três sets a zero, com parciais de 26-24, 25-17 e 25-23.
Na decisão, o Brasil brigará pelo nono título da competição contra o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Sérvia, que se classificou na primeira colocação do Grupo A, neste domingo, às 4h30 (horário de Brasília).
O destaque do duelo entre as campeãs olímpicas e mundiais foi Gamova. Mesmo com a derrota, a ponteira de 2,02m saiu de quadra com 17 pontos. A maior pontuadora do Brasil foi Thaisa, com 15 pontos, quatro deles de bloqueio.
Equilíbrio no primeiro set
Como esperado, a partida entre as campeãs olímpicas e mundiais começou equilibrada. Só que esse equilíbrio foi ficando para trás na metade do primeiro set, quando a Rússia iniciou a exploração mais intensa nas bolas altas, principalmente com a estrela Gamova, e assumiu a ponta no placar. Porém, o Brasil se recuperou. Melhorou a recepção e o saque e virou a partida, fechando o set em 26 a 24 com um belo bloqueio de Tandara.
Uma das principais armas do fim do primeiro set, o saque brasileiro continuou fazendo a diferença e isso pôde ser visto no placar no princípio da segunda etapa: Brasil 8 a 2. O bloqueio, com Sheilla e Thaisa, também funcionou bem, o que permitiu a Seleção uma maior tranquilidade no jogo. Não teve Gamova, nem Goncharova para evitar a vitória verde e amarela também no segundo set. O Brasil sobrou: 25-17.
Força de reação classifica o Brasil
No terceiro set, a pressão era toda do time russo. Restava saber se essa pressão ia ser vista em quadra. E foi o que aconteceu, pelo menos nos três primeiros pontos, nos quais as russas erraram feio na recepção e até sofreram um ponto de saque. Mas esse nervosismo parou por aí. O forte time russo começou a acreditar numa recuperação, ainda mais depois de sucessivos erros de largadinhas brasileiras. Gamova e companhia abriram uma vantagem confortável no placar, que pareciam levar a partida para o quarto set.
Porém, o time brasileiro mostrou mais uma vez um grande poder de reação na fase final do Grand Prix. Assim como no primeiro set do jogo contra os Estados Unidos, a Seleção se impôs, virou a partida e se classificou para final com uma grande bola cruzada de Fernanda Garay, que encerrou o confronto com nove pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário