Com informações do O Estado de São Paulo
Matéria de Wagner Vilaron
A próxima edição do Campeonato Paulista terá novidades. Entre as mudanças oficializadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) que mais chamam a atenção estão a classificação de oito equipes para os playoffs, a presença de mais dois auxiliares em campo e o aumento de 50% nas premiações. O campeão, por exemplo, que neste ano embolsou R$ 2 milhões, levará R$ 3 milhões. O Paulista, como se salvou do descenso este ano estará na edição 2011 ainda na elite.
A entidade entende que o formato híbrido, ou seja, que mistura pontos corridos na fase de classificação e eliminatório na reta final, se mostrou interessante. A ideia é fazer com que os clubes se mantenham em atividade pelo maior tempo possível.
Com a alteração no número de classificados para a etapa decisiva (em vez de semifinal, a competição passa a ter quartas de final), surgiu um problema: o que fazer com o Torneio do Interior, que reúne os melhores classificados, excluídos os clubes sediados na capital e o Santos. “Com um maior número de classificados, a participação dos clubes do Interior aumenta automaticamente”, explicou o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero. “Ainda vamos analisar o que fazer”.
A exemplo do que ocorreu em alguns campeonatos europeus, a FPF recebeu autorização da Fifa para testar alterações na arbitragem na próxima edição do Estadual. Agora, em vez de um trio, o Estadual terá um quinteto. Isso porque dois auxiliares serão posicionados atrás dos gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário