quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tênis de Mesa

Nestor Schenkel: um exemplo de mesatenista a ser seguido em Jundiaí

O 41º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, realizado no Rio de Janeiro neste mês de outubro, um senhor de 79 anos deu um belo exemplo de como envelhecer bem: Nestor Schenkel.

Bem espiritual e fisicamente para sua idade, está sempre disposto a competir também nas diversas competições do calendário da Federação Paulista de Tênis de Mesa. Nascido na cidade de Jundiaí no começo da década de 30, prática tênis de mesa há pelos menos 60 anos e hoje podemos considerar o atleta mais velho em atividade na modalidade, no Brasil.

Em meio aos diversos duelos no Brasileiro da modalidade, no ginásio da AABB/RJ, um chamou a atenção. De um lado da mesa, um senhor de cabelos grisalhos e idade avançada. Do outro, uma criança. O que poderia ser uma brincadeira entre avô e neto era, na verdade, a eliminatória da categoria rating O.

O insólito jogo somente foi possível devido às regras da competição. Os mesa-tenistas são divididos nas categorias de acordo com seus pontos no ranking. Os profissionais de renome, como Hugo Hoyama, competem no rating A. As letras subsequentes, então, vão denominando os rankings menores.

O veterano Nestor Schenkel enfrentou o jovem Gustavo Cunha, de apenas 10. No final, falou mais alto a voz da experiência. “Esse esporte é gostoso porque não tem idade, não tem sexo. Tenho 60 anos de tênis de mesa e ele ainda me dá alegria”, disse Schenkel, que completou 79 anos no último dia 16 de outubro.

Quase sete décadas de diferença, porém, não impediram uma partida equilibrada. Schenkel venceu o duelo de gerações por 3 sets a 1. Derrotado, Gustavo não agüentou e chorou copiosamente. Mais calmo depois de receber o colo da mãe, o jovem talento disse que aprendeu muito ao jogar contra alguém mais velho. E revelou seu sonho: ser campeão mundial. Jogando pelo Jundiaí Clube, Nestor, foi mais uma vez campeão da sua categoria naquele brasileiro.

Com informações do site da Federação Paulista de Tênis de Mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário