Alunos do Projeto Lutas são destaques no Campeonato Paulista de luta olímpica
Não apenas os atletas do voleibol, natação e modalidades mais convencionais têm acesso a aulas gratuitas no município. Com o Projeto Lutas, da Secretaria Adjunta de Esportes, os tatames também ganharam os seus espaços nos complexos esportivos, com o oferecimento de aulas de karatê, kung fú, taekwondo e luta olímpica, esta última reconhecida como o esporte mais antigo da história.
A moradora do Jardim Tamoio, Ellen Pereira, descobriu os golpes da luta olímpica há 2 anos e, de lá pra cá, acumula títulos paulistas e outras conquistas marcantes. Segundo a atleta, a gratuidade foi um fator motivador para a prática da modalidade esportiva. “Já estava com vontade de praticar algum esporte e tomei conhecimento da luta olímpica. Descobri que poderia ser uma opção de manter a saúde, sem qualquer custo”, afirmou.
Assim como Ellen, outros atletas se dirigem ao complexo esportivo Jardim Ângela 1 vezes por semana para participar dos treinos da professora Fernanda Peres. “Não tenho conhecimento de outro município da região que ofereça a luta olímpica gratuitamente”, disse Fernanda. “Aqui, o espaço é muito bom para os treinos e os atletas são muito dedicados, prova disso são os resultados que nossos atletas obtêm nos campeonatos”.
Graças às medalhas de ouro conquistadas no Campeonato Paulista, os alunos Ellen, Bianca Hitome, Luciana Takayama, André Henrique e Kairo Daniel participam do Campeonato Brasileiro de luta olímpica no próximo final de semana (8 e 9 de abril). Eles seguem o exemplo da professora, que também integrará a equipe. “Com o passar do tempo, a Luta Olímpica se torna cada vez mais popular. E os bons resultados colaboram para que o esporte seja reconhecido e admirado por todos”, enfatiza Fernanda.
Valorização das modalidades
Há cerca de seis anos, o Projeto Lutas foi implantado pela Secretaria Adjunta de Esportes, com o propósito de fomentar a modalidade e melhorar ainda mais o desempenho dos atletas em competições como os Jogos Regionais e Abertos. “A iniciativa está em pleno vigor. Hoje, são mais de 600 alunos inscritos nas modalidades disponíveis”, contou o coordenador do projeto Vanderlei Seregati.
Os treinos das modalidades acontecem não só nos Complexos Esportivos, mas também nas Unidades de Apoio, como é o caso do Kung Fú. Os interessados em participar das aulas também podem optar por dias da semana e horários variados.
Programação do Projeto Lutas
Karatê
Aramis Polli (Vila Hortolândia) - 3ª e 5ª feira - das 8h às 9h e 17h às 18h
Benedito de Lima (Retiro) - 4ª feira - das 10h às 11h
Pedro Raymundo (Vila Rio Branco) - 2ª e 6ª feira - das 19h / 20h
Romão de Souza (Colônia) - 2ª e 6ª feira - das 9h30 às 10h30 e 3ª e 5ª feira - das 17h às 18h
Treinamento de equipe - Sábados - das 9h às 11h
Kung Fú
Benedito de Lima (Retiro) - 2ª e 4ª feira – 8h às 9h – 14h às 15h
Jardim Ângela - 3ª e 5ª feira – 17h às 18h30
Vanderlei Sperandio (Jardim Santa Gertrudes) - 3ª e 5ª feira - das 8h às 9h – 14h às 15h
Unidade de Apoio - Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Jundiaí Mirim - 2ª e 4ª feira - 10h30 às 11h30
Unidade de Apoio - SAB Ivoturucaia - 6ª feira - 10h30 às 11h30
Luta Olímpica
Jardim Ângela - 3ª e 5ª feira – 14h às 15h30
Treinamento de equipe - das 15h30 às 17h
Taekwondo
Aramis Polli (Vila Hortolândia) - 3ª e 5ª feira - das 17h às 18h
Dal Santo (Vila Rami) - 3ª e 5ª feira - das 17h às 18h
Francisco Siqueira Netto (Jardim Martins) - 3ª feira - 18h30 às 19h30
Romão de Souza (Colônia) - 3ª e 5ª feira - das 10h00 às11h00 e das 16h00 às 17h00
Matéria: Site da Prefeitura de Jundiaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário