domingo, 17 de abril de 2011

Paulista FC

Buscando vaga nos playoffs, Paulista enfrenta time misto do Santos neste domingo


O Paulista enfrenta neste domingo o Santos, a partir das 16h, na Vila Belmiro, pela última rodada do Campento Paulista. O Tricolor jundiaiense busca a vitória para ainda sonhar com a classificação aos playoffs do Estadual e ainda continuar na briga por uma das vagas a Série D do Brasileirão. Mas além da vitória, o Tricolor precisa vencer a sua partida, torcer por um tropeço do São Caetano, que em casa, enfrenta o Linense e a Portuguesa não golear o São Bernardo, também em casa.

Na classificação, o Paulista com 25 pontos e 2 gols positivos de saldo está em 9º. O Azulão está em 8º com 26 pontos e a Lusa está em 10º com 25 pontos e saldo de gols zerado. O jogo terá transmissão ao vivo do Sportv 2.

Para a partida mais importante da temporada até o momento, Wagner Lopes, treinador do Paulista, promete não mudar o estilo de jogo da equipe, que ainda sonha com a classificação. “Temos que defender, sabendo da qualidade que tem o Santos, mas não vamos deixar de atacar. Gosto do time buscando o ataque e não vamos mudar a nossa característica nesse jogo”, avisou.

Lopes terá apenas um desfalque: o atacante Hernane, artilheiro da equipe no campeonato com 7 gols, está suspenso por levar o 3º amarelo, e dará lugar a Fabiano, que volta a ser titular da equipe.

Além deste problema, o treinador promoverá mais 2 mudanças no time. No gol, Cristiano retoma a camisa 1. Só que Felipe Alves, que não gostou nada da decisão do treinador, deu um bico na bola e acabou, agora ele, afastado por indisciplina. Assim, Felipe não ficará nem no banco de reservas na Vila Belmiro,Giuliano é quem será o camisa 12. Na lateral-esquerda, Guigov volta, após não atuar diante da Portuguesa por questões contratuais.

Classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos está em 4º com 35 pontos. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Cerro Porteño no Paraguai, na quinta, e com mais 1 jogo a fazer pela Libertadores na próxima quarta-feira, contra Deportivo Táchira (VEN) no Pacaembu, o técnico Muricy Ramalho deverá escalar um time reserva, como fez na rodada passada do Paulistão, contra o Americana, fora de casa.

Além de mudar o time por conta da rotina dos jogos continentais, Muricy terá quatro desfalques, todos suspensos pelo 3º amarelo: o volante Rodrigo Possebon, os meio-campistas Elano e PH Ganso e o atacante Neymar.

Campeonato Paulista de futebol 19ª rodada
SANTOS - PAULISTA
Rafael Cristiano
Pará Weldinho
Bruno Aguiar Eli Sabiá
Vinícius Simon Henrique
Alex Sandro Guigov
Arouca Fábio Gomes
Charles João Paulo
Felipe Anderson Baiano
Alan Patrick Barboza
Maikon Leite Vanderlei
Keirrison Fabiano
T – Muricy Ramalho T – Wagner Lopes
Esquema: 4-4-2 Esquema: 4-4-2

Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Assistentes laterais: Bruno Salgado Rizo e Risser Jarussi Corrêa
Assistentes de fundo: Roberto Soares e Eduardo César Coronado Coelho
Estádio da Vila Belmiro, em Santos – 16/abr – Domingo – Transmissão JUNDRÁDIO

Matéria: Thiago Batista-Site esporte Jundiaí








É Vila dos remédios ou das dores?

Galo vai a Santos para vencer e seca adversários pela vaga na próxima fase do Campeonato Paulista


Larissa Quintino
Agência BOM DIA

Depois de se ver classificado em dez das 18 rodadas disputadas até aqui no estadual (quatro logo no começo e as demais do meio para a frente), o Paulista chega nessa 19ª e última jornada da fase de classificação com a corda no pescoço e fora do G-8.

Ou cai dali e seu ano morre ou segue vivo na luta pelo título. Mas para isso, não basta só vencer o Santos na Vila Belmiro, onde nunca ganhou. Depende do Linense bater o São Caetano e o São Bernardo não ser goleado pela Portuguesa. Nada impossível, convenhamos, afinal está nas mãos de dois times que lutam contra o rebaixamento, um incentivo e tanto para que lutem com todas as forças. Mas que o Galo pecou feio nas últimas rodadas, isso é inegável...

O Paulista está em 9º lugar, com 25 pontos. O São Caetano tem 26 e é o 8º. Já a Portuguesa, em décimo, também com 25, corre por fora. Explica-se: se o São Caetano ganhar, leva. Se o time do ABC perder ou empatar e Paulista e Lusa ganharem, a definição fica para o saldo de gols. Hoje o Paulista tem saldo positivo de 2 e a Lusa está zerada.

“É muito difícil, todos nós aqui dentro sabemos, mas vamos para lá prontos para tudo. Se Deus quiser, vai dar certo”, diz o meia Baiano, o veterano do time.

Campanha /Equilíbrio, essa é a palavra que define a trajetória do Paulista nesse Campeonato de 2011. Nos 18 jogos disputados, são sete vitórias, sete derrotas e quatro empates. Sendo que fora de casa, foram quatro vitórias, quatro derrotas e um empate. “Esse ano, conseguimos um equilíbrio que há muito não havia. O Paulista sempre lutou para não cair no estadual desde 2007 e agora ainda está lutando para passar de fase. Mesmo que não se classifique, precisamos ver essa campanha com bons olhos”, diz.

Na vila /O artilheiro Hernane, com sete gols, levou o terceiro amarelo na derrota contra a Lusa e cumpre suspensão automática. Do lado do Santos, Ganso, Neymar e Elano também estão nas mesmas condições, o que facilita a vida do Galo.

“Nós perdemos muito com a ausência do Hernane, mas o Fabiano com certeza vai jogar bem e marcar gol. O Santos tem bons jogadores no banco e precisamos ficar atentos com qualquer um que jogue, não importa o nome”, avisa Baiano. “Esse é o jogo da nossa vida, todo mundo sabe disso e espero que tudo dê certo”.

O atacante Fabiano conta que está ansioso: “Esperei pela chance de jogar o campeonato todo. Sei do peso da decisão, mas não tenho medo. Vou lá para marcar gols”.

A grande surpresa é o goleiro Cristiano. Afastado há mais de um mês por indisciplina, ganhou a vaga na equipe após seu substituto ser afastado pelo mesmo motivo. No treinamento de sexta-feira, Felipe Alves se desentendeu com o treinador de goleiros Carlão. O jogador não fica nem no banco de reservas na Vila Belmiro.

Otimismo /Apesar da improvável classificação, o elenco se mostra otimista. “Não podemos ter medo do Santos. No campo são 11 contra 11. Temos chance de ganhar e espero trazer esses pontos para casa”, declara o zagueiro Eli Sabiá. O lateral-direito Weldinho, que está de saída do clube para Corinthians ou Internacional, prega a união da equipe. "Estamos todos remando juntos em busca da classificação do Paulista".

O técnico Wagner Lopes repete o discurso dos seus jogadores, mas lamenta chegar nessa última rodada dependendo de outros times. “Não fizemos o nosso e precisamos que os outros façam para a gente. Independente da classificação, quero ganhar esse jogo.”

Na história, uma vitória iria quebrar longo tabu. São 11 jogos entre Paulista e Santos na Vila Belmiro, de onde o Galo nunca saiu vencedor. Na verdade, perdeu 8 e só empatou 3. Esse tabu começou nos anos 70.

De olho no terceiro lugar
Santos pega o Paulista na Vila Belmiro na última chance de roubar uma posição do rival Corinthians e ter uma vantagem em um possível duelo contra um grande na próxima fase do Paulistão 2011

Luciano Ribeiro
Agência BOM DIA

O Santos dá prioridade para a Libertadores e não será surpresa nenhuma se o técnico Muricy Ramalho mandar a campo uma equipe 100% reserva no jogo de hoje, contra o Paulista, na Vila Belmiro. Porém, apesar de a equipe já estar classificada no Estadual, se engana quem pensa não existir motivação. O Peixe tem o objetivo de entrar nas quartas de final como terceiro colocado, roubando a posição do Corinthians.

É a única possibilidade do time obter vantagem sobre algum grande rival na segunda fase. Hoje, o Santos ostenta campanha quase idêntica a do Corinthians, com 35 pontos, dez vitórias, cinco empates e três derrotas. Mas perde no saldo de gols (17 a 19) e, por isso, ocupa a quarta posição.

Mesmo se o arquirrival vencer o Santo André o Peixe poderá ultrapassá-lo caso derrote o Paulista e tire essa diferença de dois gols de saldo a favor do Timão. Por exemplo, se o Corinthians fizer 1 a 0, “basta” ao Santos ganhar por 3 a 0. Igualando o saldo, o alvinegro praiano levaria vantagem no próximo critério de desempate, os gols marcados. Hoje, são 37 do Peixe e 31 do Timão.

O grande obstáculo para o Santos, no entanto, está no fato de enfrentar uma equipe que ainda briga por uma vaga no mata-mata..

Reservas /Muricy Ramalho deve poupar seus titulares para a decisiva partida de quarta-feira, contra o Deportivo Táchira-VEN, no Pacaembu, pela Libertadores. Só uma vitória garante a classificação da equipe brasileira às oitavas de final.

O técnico também não teve tempo para armar o time. Após chegar do Paraguai, na sexta-feira à noite, a equipe treinou apenas sábado (16) à tarde. A grande dúvida é se ele vai aproveitar alguns reservas que enfrentaram o Cerro. Maikon Leite e Keirrison, por exemplo, podem ser utilizados.

Zagueiro Breno é oferecido ao time da baixada
O Grupo DIS ofereceu ao Santos a contratação do zagueiro Breno, ex-São Paulo, atualmente no Bayern de Munich (ALE). A empresa, a mesma que trava briga com o clube no caso Ganso, trabalha para o defensor, que cogita sair do futebol europeu e o Peixe seria uma boa opção. O negócio, no entanto, é difícil.

O contrato do jogador com o clube alemão tem apenas mais um ano e, como ele tem boa relação com Muricy Ramalho, uma das possibilidades é a dele ir para a Vila, mas convencer os alemães não seria fácil. O único jeito de levá-lo ao Peixe seria em definitivo, o que sairia caro demais.

“Ele tem contrato de mais um ano. Então, não há a chance de empréstimo, teria de haver uma compra. Eles (diretoria do Bayern) não decidiram se vão ou não renovar com ele e esperam fazer isso só no fim do ano. Como ele gosta do Muricy, conversei com o Pedro (Luiz Conceição, diretor de futebol do Santos), para saber se há interesse”, disse o diretor do Grupo DIS, Guilherme Miranda.

Conceição disse que são muitas as ofertas de jogadores ao time e não confirmou a oferta, seguindo a filosofia do clube de só falar de reforços quando eles se concretizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário