Ele fez os três gols da vitória sobre os patrícios na decisão do torneio na Colômbia
Agência BOM DIA
Há 20 anos, o Brasil perdeu a final do Mundial Sub-20 para Portugal. Neste sábado foi a noite da vingança graças a Oscar. Ele fez os três gols da vitória sobre os patrícios na decisão do torneio na Colômbia. O último, na prorrogação, decretando o placar final de 3 a 2.
Parecia que a seleção seria dona do jogo. Em cobrança de falta na qual tentou levantar para a área, logo aos cinco minutos, Oscar abriu o placar por acaso. Na verdade, o português Sérgio Oliveira desviou a bola levemente. Mas o jogador do Inter recebeu o crédito.
Era o início pelo qual o técnico Ney Franco havia rezado. Portugal, dono de defesa quase intransponível no torneio, se enervaria e a equipe canarinho viraria dona da situação.
Mas, aos oito, Alex completou, sem goleiro, cruzamento rasteiro de Nelson Oliveira e deixou o placar em 1 a 1.
Até o intervalo, a decisão ficou marcada pela cautela das duas seleções. O Brasil tinha dificuldade para tocar a bola. Ameaçou apenas quando, em lance bisonho, o goleiro Mika quase colocou a bola para dentro do seu próprio gol.
Velocidade
O futebol de Portugal durante todo o segundo tempo se apoiou na velocidade e habilidade do atacante Nelson Oliveira, Ele desempatou a partida aos 14, em falha do goleiro Gabriel.
O Brasil parecia entregue. Não conseguia criar chances. Até que Ney Franco colocou Dudu na partida. Insinuante, passou a ser a principal opção ofensiva e construiu a jogada em que Oscar completou para a rede aos 33 minutos.
Com os patrícios tropeçando na língua, a seleção foi para o ataque em busca do gol que seria o do título. No tempo normal, não aconteceu. Mas, no segundo tempo da prorrogação, Oscar enganou Mika com um cruzamento que acabou na rede. E coroou o pentacampeonato do Brasil no Sub-20.
Opinião
Jorge Nicola, colunista do BOM DIA
É bom o Mano ficar de olho
Além do pentacampeonato Mundial Sub-20, a campanha brasileira na Colômbia rendeu vários frutos. A equipe foi bem montada pelo técnico Ney Franco, capaz de levar o Brasil ao título mesmo sem Neymar e Lucas. Se eles já fazem diferença diante de veteranos, imagine o peso que teriam em um campeonato sub-20. Além disso, a geração possui ótimos jogadores, como o meia Oscar, do Inter, que definiu a final deste sábado contra Portugal, e o volante Casemiro, do São Paulo. É bom o Mano Menezes ficar de olho, porque esses jovens poderão ser utilizados na Copa do Mundo de 2014.
Gilvan Ribeiro, editor de Esportes do DIÁRIO
É cedo para ditar uma sentença
Os nomes do jogo foram Oscar, pelos três gols, e o goleiro Gabriel, pelo frango que fez a seleção brasileira sofrer para ser campeã. Mas a análise dos atletas não deve ser influenciada só pela atuação na final. Nem o arqueiro pode ser crucificado, pois até os grandes nomes da posição já falharam assim.
Alguns jogadores, como Oscar, Casemiro e Danilo, por exemplo, parecem ter futuro até mesmo na seleção principal. Mas ainda é cedo para uma sentença definitiva. Muitos deixam de evoluir e se perdem pelo caminho. Posso estar errado, mas acho que isso é o que vai acontecer com Henrique.
Ficha técnica
Brasil
4-4-2
Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan (A) e Gabriel Silva (Allan); Fernando, Casemiro, Philippe Coutinho (Dudu) e Oscar; Willian José (Negueba) e Henrique (A)
T: Ney Franco
Portugal
4-4-2
Mika; Cedric (Julio Alves) (A), Roderick (A), Nuno Reis e Mario Rui; Danilo, Pelé (A), Saná (A) e Sérgio Oliveira (A); Nelson Oliveira e Alex (Caetano)
T: Ilidio Vale
COPA DO MUNDO SUB-20 > FINAL
Onde: Estádio El Campín, em Bogotá (COL)
Juiz: Mark Geiger (EUA)
Gols: Oscar aos 4 e Alex aos 8 do 1º tempo; Nelson Oliveira aos 14 e Oscar aos 33 do 2º tempo e aos 5 do 2º tempo da prorrogação
Nenhum comentário:
Postar um comentário