Pensamento é manter a base para 2012
Gabriel Goto
Site Oficial do Paulista FC
Após a campanha vitoriosa na Copa Paulista e a conquista do bicampeonato da competição, os trabalhos do Paulista agora é para definir o elenco para o Paulistão e Copa do Brasil 2012.
“Nós temos a intenção de manter a mesma base que disputou a Copa Paulista. Acredito que cerca de 70% desse grupo deve permanecer”, declarou o presidente Djair Bocanella.
Vale lembrar que o departamento de futebol profissional do clube trabalhou a partir da estaca zero para montar o elenco para a Copa Paulista. E o trabalho deu certo coroado pela conquista do título.
“Fizemos um trabalho muito apurado, observando vários aspectos e confiamos nos atletas que estavam sendo contratados. Desde o começo eu dizia que o grupo desse ano chegava até mesmo a ser superior que o do ano passado em vários aspectos”, disse o gerente de futebol, Marcos Bonequini.
“Tivemos dificuldades normais de uma equipe que começa do zero. Depois, a equipe foi evoluindo naturalmente e as nossas expectativas foram confirmadas. No ano passado, tínhamos um grupo que em sua maioria vinha das categorias de base já jogando junto há quase três anos. Esse ano, montamos a equipe para a Copa Paulista”, completou Bonequini.
Porém, após a conquista do título da Copa Paulista 2011, o Galo tem direito sobre vários atletas, ao contrário do ano passado, quando a maior parte do elenco pertencia ao parceiro Campus Pelé.
“Os atletas que foram contratados para a Copa Paulista deste ano são atletas que fizeram contratos diretamente com o Paulista. Assim, somente nós (Paulista) e atleta é que vamos conversar para definir a renovação, caso a caso. O nosso pensamento é manter vários desses atletas”, afirmou Bonequini.
Sobre a comissão técnica, Djair Bocanella e Marcos Bonequini são unânimes em afirmarem que o pensamento é que Wagner Lopes siga o trabalho no Jayme Cintra.
“O Wagner tem contrato conosco até final do Paulistão de 2012. O nosso desejo é que ele permaneça naturalmente. Na minha cabeça, já temos a comissão técnica para o ano que vem”, declarou Bocanella.
Marcos Bonequini segue o mesmo discurso do presidente.
“Já tínhamos acertado isso desde o final do Paulistão deste ano. O contrato dele vale até o final do Paulistão de 2012. É óbvio que eles estão nos nossos planos”, finalizou o gerente.
Galo celebra Copinha e relembra as dificuldades
Paulista faz a pose de campeão mesmo com vários obstáculos; Wagner Lopes já pensa no Paulistão 2012
Agência Bom Dia
Quem observava a equipe do Paulista posando para as fotos oficiais ontem pela manhã, no gramado do Jayme Cintra, nem conseguia se lembrar da timidez de vários jogadores no início do semestre, quando foi iniciada a campanha do Galo pelo tricampeonato da Copinha (o segundo título seguido).
A comemoração era geral e as brincadeiras davam um tom de dever cumprido, agora, com a taça em mãos, conquistada com uma vitória, na quarta-feira da semana passada, no Jayme Cintra, por 2 a 0, e uma derrota sábado, por 2 a 1 contra o Comercial. Na soma dos dois resultados, o Galo venceu por 3 a 2.
“Uma recompensa por todas as dificuldades”, foi assim que o meia Alan Mineiro definiu essa conquista. Ao longo da vitoriosa campanha, o time passou por uma crise financeira, chegando a ficar com três meses de salários atrasados, mudanças no elenco e adaptação para que se tornasse uma equipe de verdade.
Para Alan, isso consagra uma nova fase para o Galo, em que “coisas melhores devem acontecer”, tanto financeiramente, quanto dentro de campo.
O garoto Mike, artilheiro do time e xodó da torcida, também acredita que o resultado seja um passo a mais para o time brilhar na próxima temporada e para o seu sucesso pessoal também. “Joguei o campeonato inteiro e ganhei muita experiência”, diz o atacante de 18 anos.
De fora do campo, o gerente de futebol, Marcos Bonequini, enxerga uma equipe uniforme. Segundo ele, no início da Copinha existiam talentos individuais e hoje há um time. “O que faltava era encaixar e agora encaixou”, avalia. Bonequini afirma que o Paulistão 2012 começou, na verdade, em julho deste ano, ao formar o time para a Copinha e deve ser base para o Estadual.
“Esse grupo é ainda melhor que o do ano passado. Não é só uma recompensa para nós essa conquista, é aquilo que a gente esperava quando montamos a equipe”.
Não dá tempo para descansar
Wagner Lopes já pensa no time que poderá montar para o Paulistão 2012 e espera contar com jogadores experientes
Mesmo enquanto comemora a vitória recente, o técnico Wagner Lopes não para de pensar no próximo desafio: o Paulistão 2012.
Dentre as principais preocupações, está a formação do elenco, que deve manter a base dos jogadores que disputaram a Copinha, mas que ainda precisa de alguns reforços para tentar se destacar no Estadual.
Segundo Lopes, agregar jogadores experientes à equipe é o ponto principal para montar um time competitivo. “Vamos valorizar nosso elenco, mas precisamos engrossar o caldo com atletas que tenham experiência no Paulistão e eles não têm”, afirma.
Fora do campo, mais dificuldades a serem resolvidas. O técnico explicou que não sabe ainda quanto o clube pretende investir para a contratação desses reforços. “Falta comunicação interna aqui. Preciso saber qual será a verba, para sabermos se montamos um time de jogadores que recebem R$ 1 mil ou R$ 100 mil”, diz.
Lopes ressalta que é preciso definir qual é a realidade do time e aonde quer chegar no Paulistão, mesmo porque, diferente da Copinha, no Estadual o clube que estiver com estar com salários atrasados perde pontos na tabela. “Tenho muitos jogadores para olhar, mas o salário é sempre um problema. Na Copinha eu tinha 26 jogadores selecionados e obtive 26 recusas por causa do salário.”
Visibilidade /O que pode ajudar o time a conseguir mais recursos nessa nova fase é a visibilidade do Paulistão. Lopes acredita que agora muitas empresas da cidade vão querer entrar com patrocínio, além das quotas de imagem e a verba que vêm da Federação Paulista de Futebol
Galo campeão da Copa Paulista: Lateral Reinaldo festeja título e sonha com Libertadores
Autor de um dos gols na vitória da partida de ida da final da Copa Paulista de futebol, por 2 a 0 sobre o Comercial, o lateral-esquerdo do Paulista de Jundiaí, Reinaldo, já deu início ao sonho pela Copa Libertadores da América de 2013. Após a confirmação do bicampeonato da competição estadual no último domingo, com a derrota por 2 a 1 para o time de Ribeirão Preto, a equipe ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil no ano que vem.
Segundo o ala, a emoção é muito grande em poder fazer parte desse momento tão marcante na história do Paulista. “Foi muito bom ganhar essa competição, pois agora estamos novamente na Copa do Brasil, competição em que o clube já foi campeão. Estou muito contente em poder comemorar esse título vestindo a camisa do Paulista e em 2012, vamos buscar uma vaga na Libertadores”, comentou Reinaldo.
Além do título da Copa Paulista desse ano, o Paulista de Jundiaí havia levantado o troféu da competição em outras duas oportunidades. Em 1999, o clube superou o Ituano na final, enquanto que em 2010 a equipe venceu o Red Bull Brasil na decisão.
Matéria: Site oficial da Federação Paulista de Futebol
Nenhum comentário:
Postar um comentário