quarta-feira, 9 de novembro de 2011

JOGOS ABERTOS

Jogos Abertos: Natação PCD de Jundiaí espera evoluir após 10º lugar no ano passado

A natação PCD de Jundiaí, representado pelo Peama estreia nesta quarta-feira nos Jogos Abertos do Interior. Integrante na 1ª divisão, Jundiaí espera evoluir na competição deste ano. O 1º dia de competições começará às 9h, no Sesi de Mogi das Cruzes. Na sua estreia nos Abertos, o Peama ajudou a Terra da Uva a terminar em 11º lugar em 2007, 6º em 2008 e 2009 e 10º no ano passado.

Matéria: Thiago Batista-Site Esporte Jundiaí









Abertos: Após tri na 1ª divisão, handebol feminino do JHC estreia na divisão especial

O handebol feminino de Jundiaí, representado pelo JHC, estreia nesta quarta-feira nos Jogos Abertos do Interior. Atual tri-campeão da 1ª divisão na competição, nesta temporada o time jundiaiense dá um salto: passa a ser integrante da divisão especial, onde estão as melhores equipes da modalidade no estado. Nesta quarta, a estreia será contra o Rio Branco de Americana, no Cempre, às 15h30. A competição na divisão especial terá ainda Itapevi, São Bernardo do Campo e Santo André. As 5 equipes se enfrentam em turno único. A cidade que no final das 5 rodadas somar mais pontos fica com o título dos Abertos.

Matéria: Thiago Batista-Site esporte Jundiaí











Jogos Abertos: Com treinadora nova, futebol feminino de Jundiaí estreia nesta quarta

O futebol feminino do Paulista estreia nesta quarta-feira nos Jogos Abertos em uma chave difícil. O time jundiaiense fará a sua estreia nesta quarta contra São José, semifinalista do último Estadual, a partir das 15h30, no Nogueirão. Depois, na sexta, as meninas do Galo enfrentam o Santos, atual campeão paulista. Os jogos valem pelo grupo A. O time jundiaiense terá Tatisa Zonaro, estreando oficialmente como treinador, após a saída de Reinaldo dos Santos.

A competição tem 13 equipes, divididas em 4 grupos. No grupo B estão São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Piracicaba e Pindamonhangaba. No grupo C estão São Caetano do Sul, Santo André e Americana. No grupo D estão Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo e Suzano.

Matéria: Thiago Batista-Site esporte Jundiaí








Jogos Abertos: Competições do judô começam nesta quarta, no Clube Náutico


As competições do judô nos 75º Jogos Abertos do Interior começam nesta quarta-feira (9/novembro), com as disputas por equipes da 1ª e 2ª divisões. As lutas acontecerão no Clube Náutico Mogiano, no bairro Mogilar, e a entrada é gratuita. São 966 judocas (somando as duas divisões entre homens e mulheres), que participarão de três dias de competições.

Na 1ª divisão estão inscritos 221 judocas no masculino e 173 no feminino (todas as categorias). Na 2ª divisão serão 322 judocas no masculino e 250 no feminino. As competições da 1ª divisão do judô por equipes (masculino e feminino) estão previstas para iniciarem às 10 horas da manhã e tem a presença de Jundiaí. E a 2ª divisão por equipes (masculino e feminino) começará por volta das 11 horas, com presença de Itupeva pela região. Durante a tarde será realizada a pesagem dos judocas (masculino e feminino), para a 1ª divisão nas modalidades individuais. As competições do Judô continuam ainda nos dias 10 e 11 de novembro.

Os Jogos Abertos contarão também com a participação de judocas medalhistas no Pan-Americano de Guadalajara de 2011, como Bruno Mendonça pela delegação de Santos (ouro na categoria até 73 kg nos Jogos Pan-Americanos), Maria Suellen Altheman atleta de Santos (bronze na categoria peso pesado feminino acima de 78 kg). Além de Edinanci Silva, judoca de São Caetano do Sul, que conquistou três medalhas de ouro em Pan-Americanos, dois bronzes em Mundiais e com participação em Jogos Olímpicos.

Matéria: Site dos Jogos Abertos 2011 - Mogi das Cruzes











Jogos Abertos: Conheça a história da competição. 1ª edição foi em Monte Alto

A história dos Jogos Abertos do Interior começou em 1936, quando foi organizada a primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo. À frente dessa empreitada estavam Horácio “Baby” Barione, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense. Com o nome de Campeonato Aberto do Interior, a competição reuniu seis cidades que disputaram jogos de basquete. O título ficou com a cidade mineira de Uberlândia, que jogou contra Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba.

Em 1937, os Jogos Abertos aconteceram em Uberlândia. Essa foi a única vez em que a competição aconteceu em uma cidade fora do Estado de São Paulo. Mais uma vez, os mineiros conquistaram o título. Nesse ano, a novidade foi a integração da modalidade natação às disputas. No ano seguinte, os Jogos Abertos do Interior ganharam o reforço das competições de atletismo. Na competição realizada em Sorocaba, Uberlândia conquista o seu tricampeonato, curiosamente na sua última participação. Com 3 modalidades, o evento começou a ganhar as suas características atuais e abriu espaço para a entrada de mais modalidades, se transformando na maior festa esportiva do Estado de São Paulo, em que competem todos os anos os maiores atletas do Brasil.

Nesses 75 anos, apenas uma vez os Jogos Abertos não aconteceram. Foi em 1989, quando uma greve de professores da rede estadual de ensino inviabilizou a utilização das escolas estaduais como alojamento. As competições voltaram no ano seguinte, com a disputa na cidade de Araçatuba.

Em 2008, outra novidade importante foi implantada: a separação das cidades em duas divisões. Naquele ano, 12 cidades participaram da 1ª divisão, enquanto o restante esteve na 2ª divisão. Desde então, essa estrutura foi mantida, e hoje teremos 14 representantes na 1ª Divisão: a cidade sede, as campeãs das oito regiões esportivas que disputam os Jogos Regionais, a campeã, a vice e a terceira colocada da 1ª divisão dos Jogos Abertos de 2010 e as duas melhores cidades da 2ª divisão de 2010.

Jundiaí sediou os Abertos por duas oportunidades: em 1953 e 1961, este último, ano do único título da cidade dos Jogos Abertos. Santos é a maior campeã da competição com 25 títulos.

Matéria: Thiago Batista-Site Esporte Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário