Hortência cita três que vestiram (ou vestem) camisa do Divino/COC para seleção
Em entrevista ao portal R7.com, a diretora de seleções da CBB, Hortência Marcari, falou de quatro atletas que devem ser trabalhadas para o futuro da seleção adulta de basquete feminino que este ano disputará os Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em Guadalajara (MEX) e o Pré-Olímpico, que acontecerá na Colômbia. Das quatro citadas, três já vestiram ou ainda vestem a camisa do Divino/COC: a pivô Damiris Amaral (que ainda defende o clube), a ala/pivô Franciele (que está no basquete espanhol) e a pivô Nádia (que está defendendo o São Caetano). A outra citada é a armadora Tássia, do Unimed/Americana.
“O que me preocupa muito é que não temos uma quantidade de jogadoras que precisaríamos. Temos as que temos, ponto. Por isso estamos investindo forte na base. Mas agora não podemos pensar em substituições, em renovação, nada drástico. Temos de trabalhar gradativamente”, disse a atleta a jornalista Denise Mirás.
O Pré-Olímpico é a maior preocupação da dirigente em 2011, mas não a única: é preciso “rodar” atletas mais novas em competições internacionais e, na base, trabalhar pelo aumento no número de jogadoras de basquete no país.
Hortência está planejando a temporada das várias seleções ao mesmo tempo, com períodos/locais de treinamento encaixados com amistosos e competições. Para a categoria feminina, o basquete começa em maio, quando uma seleção de novas irá à China, para seis amistosos com a seleção daquele país. São jogadoras de 20, 22 anos. E as seleções europeias não estarão disponíveis, nesse período. Queremos essas atletas ganhando experiência e, aí sim, dentro do conceito Olimpíada-2016”, declarou.
Essa seleção de novas poderia sair da China, direto para amistosos na Europa, em junho. De certo, as convocadas para a seleção principal estarão treinando em julho, provavelmente no Rio de Janeiro. Em agosto haverá a Universíade (de 12 a 17 de agosto, em Shenzen, China), que será usada como parte da preparação para o Pré-Olímpico de setembro.
Hortência terá de acomodar calendários da seleção e do basquete paulista, mas inicialmente a seleção deverá estar treinando entre 18 de agosto e 15 de setembro, com um torneio SuperFour no Brasil nos últimos três dias desse período).
Máteria: Portal R7.com (Denise Mirás)
Nenhum comentário:
Postar um comentário