segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rúgby

Copa Cultura Inglesa de rugby: Seleções de SP levam o título nas duas categorias



O estado de São Paulo mostrou sua força e venceu nas categorias M17 e M19 a segunda edição da Copa Cultura Inglesa de rugby juvenil, o Brasil para atletas da idade na modalidade XV. O torneio, que reuniu 276 atletas de seis estados brasileiros, foi finalizado neste domingo, no 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), em Jundiaí.

Na categoria M19, a seleção de São Paulo (Capital) fez uma campanha impecável desde o início e venceu todas as partidas. Na final, contra Santa Catarina, os paulistas foram melhores e ganharam por 24 a 0.



"Essa semana foi impressionante. Tivemos pouco tempo de treino e mesmo assim jogamos como se nos conhecêssemos há anos. Isso é muito difícil, já que o rugby é um esporte totalmente coletivo. O segredo foi jogar pensando sempre no companheiro. Formamos um verdadeiro time", comemorou Alexandre Cleaver, capitão do time campeão.

Os catarinenses aprovaram o resultado final do torneio. "Não tenho palavras para descrever o que essa garotada me proporcionou durante a semana. Estou realmente emocionado. Todos mostraram que estão no caminho certo. Chegar à final foi uma vitória para nós. Não importa quem ganha ou perde, mas sim a forma como jogamos", analisou Daniel Danielewicz, técnico catarinense e um dos principais jogadores da seleção brasileira de XV.


São Paulo (Vale) vence no M17
A seleção de São Paulo (Vale do Paraíba) foi a grande vencedora da categoria M17, que estreou neste ano na competição. A região manteve a tradição de grande celeiro do rugby brasileiro e ficou com a taça após bater Rio Grande do Sul por 32 a 15.

Os gaúchos começaram melhor e foram para o intervalo com vantagem de 15 a 10. Na segunda etapa os vale-paraibanos melhoraram e chegaram à vitória. "Tínhamos de acordar e entrar no jogo. Os gaúchos são muito fortes e estavam melhores no primeiro tempo, mas nunca desistimos de mostrar nosso jogo. No final deu certo", comentou Guto Vasconcelos, treinador campeão.



Gabriel Assunção foi um dos destaques da equipe e no fim do jogo comemorou a performance dos companheiros. "Foi a partida mais importante da minha vida. O time se comportou muito bem, principalmente no segundo tempo. Agora quero dar sequência à minha carreira, disputar o torneio mais um ano e entrar na seleção juvenil", disse.

Apesar da derrota, a seleção gaúcha saiu de campo de cabeça erguida e satisfeita com seu desempenho. "Nossos meninos não estão acostumados à competições grandes e o campeonato foi um excelente teste. Chegamos longe e todos estão de parabéns. O mais importante é esse clima de confraternização, que só agrega para o crescimento do rugby no Brasil. Foi uma semana altamente produtiva", analisou Victor Rivadeneira.

Próximo desafio é o Sul-Americano juvenil
Entre 17 e 22 de setembro deste ano, será realizado o Campeonato Sul-Americano Juvenil, em Assunção, no Paraguai. O grupo será formado por jogadores que participaram do torneio em Jundiaí.

"A base do time será formada pelos meninos que jogaram a Copa Cultura Inglesa. Gostei do que vi e vamos continuar com trabalho sério para garantirmos um bom futuro para o rugby brasileiro", disse Rodrigo "Toto" Camardon, técnico da seleção juvenil e adulta e que acompanhou de perto todas as partidas.

Matéria: Site da Confederação Brasileira de Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário