sexta-feira, 22 de julho de 2011

Basquete

Mundial sub 19 de basquete: Damiris, com duplo-duplo, comanda vitória do Brasil


A seleção brasileira sub 19 de basquete feminino derrotou a Espanha por 71 a 64 (35 a 33 nos dois primeiros quartos) na estreia do Mundial da categoria, que está sendo realizado na Arena Puerto Montt, no Chile, nesta quinta-feira. A cestinha da partida foi a pivô Damiris do Amaral, atleta do Divino/COC, que marcou um duplo-duplo (19 pontos e 13 rebotes, além de 2 assistências em 37 minutos na quadra). Damiris foi também a mais eficiente do jogo, somando 27 pontos. O time brasileiro é comandado pelo técnico do clube jundiaiense, Luis Claudio Tarallo. Do Divino ainda jogaram Mariana Lambert (2 pontos em 7 minutos na quadra) e Joice Coelho (7 pontos e 3 rebotes, em 18 minutos na quadra). Drielle, outra atleta do Divino, não entrou na partida e também não esteve presente no banco de reservas.
“Entramos bastante nervosas querendo muito jogar e conquistar a vitória. Acredito que pela própria ansiedade da estreia nosso primeiro quarto não foi tão bom, mas mesmo assim vencemos o primeiro tempo (35 a 33). No segundo, relaxei e o grupo conversou voltando para o jogo com mais foco ainda. Uma das características do nosso time é a união. Jogamos muito entrosadas e isso nos fortaleceu muito. Desde o início da preparação estava bastante focada no objetivo e venho me esforçado muito. A minha eficiência no jogo de hoje é consequência dos fortes treinos que realizamos na preparação”, analisou a pivô Damiris.
No momento em que a bola subiu na Arena Puerto Montt, o time de Luiz Cláudio Tarallo saiu na frente e chegou a abrir seis pontos de vantagem, mas com cinco minutos decorridos da partida a Espanha reagiu e fechou o primeiro período na frente (18 a 15). No segundo quarto, a reação brasileira aconteceu e a defesa apertou o ataque espanhol. Faltando quase um minuto para o fim, o time nacional passou a frente do marcador vencendo o primeiro tempo por 35 a 33.
No terceiro quarto, Damiris começou pontuando já nos primeiros minutos e com bons movimentos de defesa e a união do grupo o Brasil foi aumentando a vantagem. O período finalizou com 10 pontos de vantagem para brasileiras, 58 a 48 (23 a 15 no quarto). Nos últimos dez minutos do jogo, o time de Tarallo permaneceu na frente do marcador durante todo o tempo e fechou a partida com uma incrível vitória sobre o forte time espanhol por 71 a 64.
“Viemos para a partida com uma expectativa muito grande. Além disso, sabíamos que havia o peso da estreia e que o time espanhol era muito forte. Nós nunca havíamos jogado contra elas, então as conhecíamos de estatísticas e dos jogos por DVDs. Foi um jogo bastante disputado, com bastante troca de liderança no placar, mas soubemos driblar a dificuldade. A boa defesa do Brasil soube anular o ataque da Espanha e conquistamos a vitória. Você estrear em uma competição desse nível com uma vitória, além de ser importante por causa da pontuação, soma confiança para o grupo”, disse Tarallo.

Matéria: Site da CBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário