Paulista quer ter a vantagem no duelo com o Linense
Fonte:Site Meu Paulista
Desde o final do jogo contra o São Bernardo, no último sábado, quando o Paulista empatou por 2 a 2, parecia certo que o primeiro jogo da semifinal da Copa Paulista, diante do Linense, seria realizado em Jundiaí e que, portanto, a definição da vaga à final seria em Lins, com o time da casa tendo a vantagem de jogar pelo empate na somatória dos dois resultados. O Galo, contudo, questiona o regulamento da competição e quer a vantagem para si.
O Linense teria a melhor campanha por ter conquistado 1,94 ponto por jogo disputado, contra 1,86 do Galo.
No entendimento do Paulista, entretanto, a média aritmética deve ser aplicada somente como critério de desempate. “No regulamento, o único lugar em que se fala de média aritmética é no terceiro artigo do capítulo que trata dos critérios de desempate. Consultamos nosso departamento jurídico e entendemos que o Paulista deve ter a vantagem”, afirmou o gerente de futebol do clube, Marcos Bonequini.
A confusão na interpretação do regulamento se dá por causa do número diferente de integrantes em cada grupo, na primeira fase da competição. Enquanto o Paulista enfrentou outros sete times, disputando 14 jogos, o Linense teve de encarar apenas cinco adversários, fazendo 10 jogos.
Apenas a partir da segunda fase é que o número de jogos entre os dois times passou a ser igual – foram seis na segunda fase (ainda em formato de grupos) e outros dois nas quartas de final.
Pelo regulamento da Copa Paulista, tem a melhor campanha o time que tiver “o maior número de pontos ganhos acumulados…considerando-se todas as fases da competição”. Nos 22 jogos que disputou até aqui, o Paulista somou 41 pontos, contra 35 do Linense, que fez 18 partidas.
“Mesmo se não considerarmos a primeira fase, em que eles fizeram quatro jogos a menos, temos melhor campanha”, apontou Bonequini. De fato, levando em conta apenas os jogos da segunda fase e das quartas de final, o Paulista somou 14 pontos, enquanto o Linense acumulou 12.
No regulamento da competição, o item que trata da média aritmética cita: “Havendo necessidade de desempate entre clubes de grupos com número de componentes diferentes, será aplicada a média aritmética”.
“Não houve empate entre Paulista e Linense. Nosso primeiro entendimento também foi o de que o Linense teria a vantagem, mas depois analisamos o regulamento e vimos que não, que o Paulista é que deve ter”, comentou o gerente de futebol.
Por conta do feriado, não houve expediente na Federação Paulista de Futebol nos últimos dias. A entidade volta a funcionar apenas na tarde desta quarta-feira, quando deve se pronunciar sobre as semifinais da Copa Paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário