Era Mano tem zaga sólida, mas ataque não assusta
Sob o comando do técnico, Seleção sofreu apenas dois gols em nove partidas, mas atacantes jovens e talentosos não se destacam
Agência Lancepress
A era Mano Menezes na Seleção Brasileira tem uma marca registrada: poucos gols. A favor e contra. Sob o comando do técnico, os jogos da equipe não têm sido garantia de emoção aos torcedores.
Por um lado, o ex-técnico de Grêmio e Corinthians pode se vangloriar de sua equipe ter sofrido apenas dois gols em nove partidas. Um do melhor do mundo, Messi, em amistoso contra a Argentina, e outro de Benzema, da França. Foram as únicas derrotas de Mano na Seleção.
Nos primeiros jogos, o comandante apostou na nova geração de zagueiros, formada por David Luiz e Thiago Silva. Depois, apelou para a mescla, com a volta de Lúcio ao lado do zagueiro do Milan (ITA) como titulares. Ambas renderam bons frutos.
Porém, no caminho inverso da eficiência defensiva, Mano carrega o fardo de não conseguir produzir um time forte no ataque, apesar de uma das gerações mais talentosas dos últimos tempos, com Neymar, Ganso, Pato e cia. O Brasil fez dez gols em nove partidas, média que só é razoável graças ao 3 a 0 sobre o Irã, rival mais fraco da trajetória iniciada em agosto de 2010. Além disso, o desempenho vem descendo a ladeira: são três gols nos últimos seis confrontos, média de 0,50.
Neymar e Alexandre Pato, titulares, são os artilheiros da era Mano com três gols cada um. Ambos passaram em branco na estreia na Copa América e decepcionaram pelo mau futebol, principalmente o santista.
Nas entrevistas, Mano tem repetido que sua meta é manter a solidez na marcação, ter posse de bola e ser contundente na criação e execução de chances de gol. Fica fácil saber qual aspecto do time ideal precisa ser melhorado.
"Chegamos bem até a intermediária ofensiva e, dali para a frente, fomos muito lentos, ou fizemos jogadas óbvias demais. Precisamos ter força para acabarmos bem o que fazemos bem até aquele momento", diagnosticou o chefe.
JOGOS DO BRASIL COM MANO MENEZES
10/8/2010 - Estados Unidos 0x2 Brasil
7/10/2010 - Brasil 3x0 Irã
11/10/2010 - Brasil 2x0 Ucrânia
17/11/2010 - Brasil 0x1 Argentina
9/2/2011 - França 1x0 Brasil
27/3/2011 - Brasil 2x0 Escócia
4/6/2011 - Brasil 0x0 Holanda
7/6/2011 - Brasil 1x0 Romênia
3/7/2011 - Brasil 0x0 Venzuela
ARTILHEIROS DA ERA MANO
Alexandre Pato e Neymar - 3 gols
Daniel Alves - 2 gols
Fred e Nilmar - 1 gol
Nenhum comentário:
Postar um comentário